Falar durante a mastigação e deglutição do alimento pode levar ao engasgo. Tossir geralmente resolve o problema; em alguns casos, porém, o engasgo pode sufocar.
Sabendo-se que o álcool afeta o sistema nervoso, explique por que pessoas que abusam de bebidas alcoólicas correm maior risco de engasgar?
Resposta:
Porque o álcool relaxa a musculatura e descontrola os movimentos peristálticos, envolvidos com a deglutição.
Jonas e José foram a um churrasco em um domingo à tarde. Jonas bebeu muitos copos de líquido em um curto período de tempo e logo sentiu necessidade de urinar. José, no entanto, ocupou-se de comer bastante, não ingeriu líquidos e não sentindo desejo de urinar durante a tarde.
A maior produção de urina por Jonas, relacionando com a secreção do hormônio antidiurético.
Resposta:
Por conter substâncias que inibem a ação do hormônio antidiurético, a cerveja ganhou a boa fama de diurética e, por tabela, de amiga dos rins. Afinal, facilitaria o serviço de filtragem das impurezas do sangue. Na verdade, mesmo composta por 95% de água, a bebida tem etanol suficiente para desidratar o organismo. Presente nos drinques alcoólicos em geral, é ele que inibe o hormônio antidiurético, provocando aquela vontade constante de fazer xixi. Com isso o corpo perde líquido, e a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente. É que o álcool leva muito tempo para ser metabolizado.




